Japeri Golfe Rio de Janeiro

Rua Vereador Francisco Costa Filho, S/ Nº
Engenheiro Pedreira - Rio da Janeiro
Tel: + 55 (21) 98776-7291
Tel Sede: +55 (21) 98477-8356
de 3ª a dom das 8:00 às 16:00

Pesquisa mostra que Japeri tem o pior IDH do RJ

Bate bola no treino

Divulgado ontem pelas Nações Unidas pelo Desenvolvimento (Pnud) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o levantamento com base no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) afirma que o de Japeri é o lugar com o pior IDH do Rio de Janeiro com 0,591. Para chegar a esse resultado, o cálculo dos índices é baseado em três indicadores: educação, longevidade e renda.

 

As maiores reclamações dos moradores do município são a falta de saneamento básico e a falta de pavimentação. Além disso, Japeri tem péssimos níveis dos indicadores base para a pesquisa. A renda é muito baixa, o bairro tem grande concentração de desemprego. A maioria das crianças não ganha estudo e até as que frequentam a escola não recebem a mesma carga horária das demais escolas do Rio.

 

Para tentar mudar esse cenário, a equipe da Associação Golfe Público de Japeri vem trabalhando firme no projeto social, desde 2006, com o objetivo de mudar a realidade das crianças e jovens que ali vivem. Além das aulas de golfe, os alunos do projeto recebem preparação física, lanche, assistência dentária, cestas básicas, aulas de reforço escolar, inclusão digital e a oportunidade de viajar para competir em outros estados e países. O trabalho da AGPJ abrange também o direito à cidadania que prevê orientação e encaminhamento para a aquisição de documentos como certidão de nascimento, título de eleitor, certificado de reservista, carteira de trabalho, atendendo à população da região e não apenas às famílias assistidas pela escolinha.

 

Cerca de 400 crianças já passaram pelo Japeri Golfe e receberam um tratamento diferenciado para ajudar em suas formações. Além de visível aumento no rendimento escolar, os alunos de Japeri são alguns dos melhores golfistas amadores do país. Estamos formando golfistas e cidadãos com reais oportunidades de transformar as próprias vidas e também o futuro do município onde moram.